Visita da equipa do Projeto Alentejo Circular a Cortes de Cima

No dia 4 de Maio a equipa do Alentejo Circular deslocou-se novamente ao concelho da Vidigueira, desta vez para fazer uma visita técnica à Adega de Cortes de Cima. Estas visitas têm o objetivo de estabelecer o diagnóstico atual da circularidade nas fileiras do azeite, vinho e suinicultura, que no caso desta visita se aplicou às duas primeiras fileiras respetivamente.
Toda a visita foi acompanhada pela Enóloga Cristina Ferrão e pelo Gestor Viticultor Edgar Gomes que detalhadamente explicaram os processos produtivos e práticas utilizadas na cultura da uva e produção do vinho. A Adega de Cortes de Cima possui cerca de 260 ha com vinhas na herdade de Cortes de Cima e na costa de Zambujeira Velha produzindo vinho branco e vinho tinto tanto blends como monocastas, e vinho rosé.
Com uma produção de aproximadamente 2 milhões de garrafas por ano, este produtor pratica uma viticultura e enologia sustentáveis através de diversas medidas que permitem diminuir os consumos energéticos, tratar efluentes, valorizar subprodutos, utilizar de modo eficiente os recursos naturais demonstrando os benefícios da adoção do modelo de Economia Circular.
O projeto Alentejo Circular tem como missão a sensibilização e mobilização dos agentes económicos das fileiras do azeite, vinho e suinicultura da Região Alentejo para a adoção do modelo económico circular.