Visita do Projeto Alentejo Circular a Espanha

No decorrer do mês de Julho de 2017, decorreu uma visita técnica do projeto a Espanha com vista à identificação de boas práticas na fileira da suinicultura, nomeadamente no que se refere à gestão de efluentes. A visita, organizada e realizada pelo Professor Vasco Fitas da Cruz, coordenador científico do projeto, permitiu reunir informação técnica relevante referente à aplicação de práticas de Economia Circular e de Simbiose Industrial entre agentes locais do setor agropecuário.
Na localidade de Aragão efetuou-se uma visita ao Centro de Gestión Centralizada de Purines en Ejea de Caballeros, unidade dedicada à gestão e tratamento centralizados de efluentes suinícolas da região. Nesta localidade também foi possível visitar o CITA – Centro de Investigaciones y Tecnologias Agrárias de Aragon e tomar conhecimento dos projetos ARIMEDA e de fertirrigação com efluentes suinícolas.
Na visita ao Centro de Gestión de Residuos de Lorca, em Múrcia, foi analisada a integração da produção de suínos no meio rural com valorização dos efluentes e lagoas comunitárias de evaporação por plantas.
O projeto Alentejo Circular tem como missão a sensibilização e mobilização dos agentes económicos das fileiras do azeite, vinho e suinicultura da Região Alentejo para a adoção do modelo económico circular.