Objetivos estratégicos
O projeto Alentejo Circular visa a promoção da competitividade e a criação de valor nas empresas. Sendo este o objetivo principal do projeto, que pode ser representado segundo 9 objetivos estratégicos:
- Estabelecer um diagnóstico atual da circularidade nas fileiras do azeite, vinho e suinicultura, como ponto de partida para o projeto e para a mobilização do tecido económico regional.
- Identificar e descrever boas práticas na área da economia circular, a nível nacional e internacional.
- Caracterizar e quantificar recursos e resíduos das fileiras do azeite, vinho e suinicultura, com o intuito de tendo em vista completar o conhecimento quanto a ciclos de valorização.
- Identificar possíveis soluções para a valorização de resíduos e utilização eficiente de recursos nas fileiras do azeite, vinho e suinicultura.
- Demonstrar os benefícios da adoção do modelo de Economia Circular e transferir conhecimento de tecnologias e metodologias associadas.
- Facilitar a interação entre as empresas e o sistema científico e tecnológico na área da Economia Circular, tendo em vista a troca de experiências e conhecimento sobre utilizações alternativas de recursos e a exploração de sinergias nas fileiras do azeite, vinho e suinicultura.
- Compreender as barreiras que se colocam à concretização das oportunidades identificadas da economia circular e retirar lições e recomendações da implementação do projeto de forma a informar a atuação futura dos parceiros ou outras partes interessadas.
- Disseminar de forma abrangente o projeto e as suas conclusões de forma a alertar a comunidade empresarial para as ineficiências do modelo económico linear e contribuir para suscitar o seu interesse no modelo económico circular.