Missão do projeto
O projeto Alentejo Circular definiu como missão a sensibilização e mobilização dos agentes económicos das fileiras do azeite, vinho e suinicultura da Região Alentejo para a adoção do modelo económico circular.
O trabalho a desenvolver no âmbito do projeto Alentejo Circular passará por:
- Diagnosticar a situação atual.
- Identificar melhores práticas de economia circular.
- Analisar oportunidades e barreiras à implementação.
- Informar, sensibilizar, ouvir empresas do setor e outras partes interessadas.
- Promover comunicação e a partilha de conhecimento.
Ações do projeto
Visando constituir-se como uma resposta eficaz e pertinente em relação às falhas de mercado identificadas, o projeto contempla 7 Ações:
Estudo e caracterização das fileiras do azeite, vinho e suinicultura com o objetivo de estabelecer um ponto de partida do projeto, em termos de análise a condicionalismos legislativos e técnicos, mas também em termos de primeira análise da eficiência dos agentes económicos na utilização de recursos.
Identificação de boas práticas na utilização de recursos e na valorização de resíduos das fileiras do vinho, azeite e suinicultura
(saber mais)
Ações de pesquisa de, e contacto com, exemplos internacionais que possam alicerçar a aposta em práticas de EC. Os exemplos serão utilizados de forma demonstradora para ilustrar o potencial de aplicação dos conceitos da EC.
Definição de eixos preliminares de aposta na EC, a identificação e estruturação das oportunidades para a elaboração de referencial da economia circular nas fileiras e nas suas respetivas cadeias de valor, bem como eventuais barreiras à sua posta em marcha.
Organização de momentos de envolvimento direto das partes interessadas. No decurso desta Ação, serão organizados um conjunto de eventos de natureza distinta: sessões de informação, sessões de reflexão conjunta sobre oportunidades e barreiras à EC e sessões de encontro entre partes interessadas.
Conceção e dinamização de uma plataforma informativa, disponível online, destinada a centralizar e informar o público-alvo do projeto. Pretende-se que constitua essencialmente a versão em linha das Jornadas de Reflexão e sessões de informação / capacitação, tendo em vista abordar as falhas de mercado identificadas.
Desenvolvimento de atividades de comunicação e disseminação de apoio à implementação das restantes ações. Serão desenvolvidas atividades a montante, com a captação do interesse do público e dos stakeholders para a participação e envolvimento, mas também a jusante, servindo os propósitos de apresentação e demonstração dos resultados e impactos gerados.
Mecanismos de articulação interna, acompanhamento e avaliação interna e externa do projeto.